quinta-feira, 19 de junho de 2008

Natação aliado da boa respiração

Paula Multedo

Natação e alergia respiratória sempre formaram uma bela dupla. É inegável o benefício da atividade física no desenvolvimento da criança e do adolescente e, ao longo da vida do adulto, na manutenção do bem-estar e na prevenção de doenças. Em princípio, praticamente todo exercício é bem-vindo, mas, quando se fala em asma ou bronquite, existe um esporte que se destaca no imaginário popular: a natação.

É verdade que, por ser realizado em ambiente quente e úmido, tem suas vantagens sobre esportes realizados em locais frios ou secos. Proporciona também um "ensino" inconciente, uma "nova" forma de respirar. Uma seqüência regular de inspiração e expiração, sem falar dos efeitos cardiovasculares positivos. Médicos de diversas especialidades indicam a natação; é quase um “remédio” universal. Entre os leigos, muitos acham que a natação pode até tratar ou curar as alergias respiratórias, como asma e rinite. Mas é importante lembrar que o esporte é um método auxiliar, e que é sempre bom procurarmos um médico para entender mais a fundo sobre cada tipo de alergia.

"A alergia é uma resposta do organismo, dada quando ele entra em contato com determinadas substâncias que acionam o sistema imunológico fazendo-o produzir grande quantidade de anticorpos, mais especificamente imunoglobulina". "Existem pessoas que tendem a ser alérgicas; essa tendência pode ser detectada à partir do cordão umbilical que contém anticorpos e o procedimento de detecção desse anticorpo pode prevenir o desenvolvimento da alergia e ainda a asma brônquica provocada por ela", explica o médico alergista Jankiel Gelman.


Saiba mais:
"Achados" para alégicos

Esmaltes Impala Hipoalergênicos

Voltar para o Diário da Tarde

Nenhum comentário: