terça-feira, 3 de junho de 2008

Fibromialgia: doença ainda sem cura

Andréia Oliveira

A fibromialgia é uma síndrome crônica dolorosa, que se caracteriza por dor muscuesquelética, ou seja, a mulher pode sentir dores musculares e nas articulações. O diagnóstico é feito através da presença de pontos dolorosos em regiões anatomicamente determinadas. Os exames laboratoriais e o estudo radiológico são normais, e mesmo quando alterados, não elimina o diagnóstico da doença, já que esta pode ocorrer em associação a artropatias inflamatórias, entre outras doenças.

A doença tem pontos específicos como trapézio, articulações e lombar. São dores migratórias e a doença pode vir associada com a depressão”, diz a fisioterapeuta Érika Magalhães. Ela diz ainda que a dor no ombro em mulheres é muito característica da doença. As causas da fibromialgia pode ser a menopausa, estresse e em alguns caso diminuição de hormônios. Os médicos não gostam da associação, mas um grande número de mulheres que tem depressão, desenvolvem a fibromialgia, ou ao contrário, não sabendo-se qual doença veio primeiro.

A primeira insidência da doença dificilmente ocorre antes dos 30 anos, e os casos de fibromialgia é bem maior em mulheres do que homens: são 9 mulheres para cada homem. Outras manifestações que podem aparecer junto com a doença são: fadiga crônica, distúbio do sono, cefaléia, síndrome do cólon irritável, ansiedade, depressão e rigidez muscular. Além dos medicamentos que são tomados, a fisioterapia vai ajudar através de movimentos e relaxamento muscular.




vídeo sobre fibromialgia

Voltar ao Diário da Tarde

Nenhum comentário: