terça-feira, 27 de maio de 2008

Risco nas alturas

Renata Palha

Ele é bonito, delicado. Companhia fiel e indispensável para maioria das mulheres que sofrem para ficar bonitas e elegantes. Em ocasiões especiais ele sempre está presente. As mulheres usam saltos porque dão estilo ao corpo, as deixam mais altas, a silhueta mais bonita. Mas, sobretudo, porque dão poder. Embora tanta beleza, o assunto é sério e unânime para muitos specialistas, que alertam para os riscos de quem quer subir no salto.

Sofrer para ficar elegante parece loucura, mas há mulheres que são capazes de suportar horas de dor nos pés só para ficar em cima de um salto alto. "Quem quiser usar salto vai sempre sentir dor", alerta a ortopedista Manuela Campos.

Segundo a ortopedista, as mulheres já têm uma tendência natural a ter joelhos voltados para dentro, o que contribui para a inclinação da patela, um pequeno osso em forma de pirâmide que se articula com o fêmur e protege a articulação do joelho. Associado ao uso de saltos altos, isso favorece o desgaste da patela, afirma a doutora.

Os saltos mais grossos, conhecidos como Anabela, não são visualmente agradáveis para algumas mulheres, porém, são indicados por proporcionarem maior firmeza ao corpo. “O resultado estético pode não ser o mesmo, mas, em termos de saúde, essa mudança será significativa”, sugere a médica. “Outra boa prática é alongar os músculos da coxa e da panturrilha”, completa. Não é preciso dispensar o salto agulha, mas também não é aconselhável fazer dele parte oficial do figurino.

História do salto alto
Salto x Vida sexual
Pés relaxados
Tipos de salto e seus efeitos
Cuidado com os pés
Origem do Salto
Site do salto alto
Sem sofrimento
Salto e saúde
Salto sem sofrimento
Voltar à pág. inicial

Nenhum comentário: