terça-feira, 13 de maio de 2008

A linhaça pode fazer por nós mais do que se pode imaginar

Paula Multedo

Os alimentos são os veículos dos nutrientes que fornecem ao organismo a matéria-prima para o seu equilíbrio e funcionamento. Existe uma classe de nutrientes que possui ações especiais sobre as células. Os óleos vegetais atendem muito bem a estas recomendações. A linhaça ( linum usiotatissimum), é utilizada quase na sua totalidade. O óleo de linhaça é usado como um nutracêutico, por ser rico em ácidos linolêicos, conhecidos como Ômega 3. As sementes da linhaça são utilizadas como complemento alimentar, sendo adicionadas às massas, pães, bolos e cereais. As sementes podem ser usadas, ainda, como laxativas.


Estudos demonstram que o óleo de linhaça reduz o colesterol total e o mau colesterol, conferindo uma proteção cardiovascular. Age ainda como antiinflamatório e como antialérgico. O óleo de linhaça possui substâncias parecidas com os estrogênios (hormônios femininos), somente que de ação mais atenuada, melhorando a absorção de cálcio, prevenindo, por exemplo, a osteoporose.

Como se vê, trata-se de importante aliado na suplementação alimentar, ajudando a promover o equilíbrio orgânico. Como se pode observar, o óleo de linhaça é um importante nutracêutico, que quando bem indicado, pode ser de grande valia para a sua saúde.

Agora, com a inovação da medicina, podemos encontrar essas sementes em forma de cápsulas, facilitando a ingestão, com o mesmo valor protéico, o que para muitos é uma inovação e tanto, já que muitas dessas sementes e plantas não têm um sabor muito agradável.

Saiba mais:

Mundo Verde

Restaurante Celeiro

Voltar para o Diário da tarde

Nenhum comentário: