terça-feira, 27 de maio de 2008

Pais de TDAH podem contar com ajuda de vários profissionais

Andréia Oliveira

O TDAH, ou Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparecem na infância. Os sintomas podem acompanhar a criança por toda a vida. Alguns dos sintomas do TDAH são a desatenção, inquietude e impulsividade. Às vezes o disturbio pode ser chamado de DDA que significa Disturbio do Déficit de Atenção. O diagnóstico é feito através de exames, com base em sintomas clínicos relatados pelo indivíduo ou familiares e coleta de dados e questionários interpretados por um especialista.

A psicotêrapeuta Nazaré Ribeiro, que faz atendimento a portadores de TDAH, chama a atenção ainda para as crianças que podem ter comorbidades e alterações de humor. Alías, segundo ela, a alteração de humor é muito comum no portador de TDAH, e pode interferir na vida de quem convive com ele, principalmente quando ele tem rompantes. “Ele não consegue controlar estes rompantes, lide com ele sabendo que ele tem um transtorno”, diz a psicoterapeuta.

Para um bom tratamento, é preciso um bom diagnóstico, e cada caso deve ser avaliado e tratado de forma personalizada. Pode ser necessário a ajuda de psiquiatra, psicólogo, neurologista, pedagogo, enfim, uma série de providências para ajudar essa criança que sofre com o transtorno. E os pais, como ficam no meio disso tudo? A psiquiatra Vanessa Ayrão diz que os pais devem ter muita paciência e compreensão, pois lidar com um filho hiperativo requer perseverança. “Às vezes é necessário entrar com medicamentos para ajudar a criança a se concentrar, para que ela possa realizar as tarefas escolares, prestar atenção na aula, etc”.

Questionário pra saber se seu filho tem TdHA

voltar para pág. principal

Risco nas alturas

Renata Palha

Ele é bonito, delicado. Companhia fiel e indispensável para maioria das mulheres que sofrem para ficar bonitas e elegantes. Em ocasiões especiais ele sempre está presente. As mulheres usam saltos porque dão estilo ao corpo, as deixam mais altas, a silhueta mais bonita. Mas, sobretudo, porque dão poder. Embora tanta beleza, o assunto é sério e unânime para muitos specialistas, que alertam para os riscos de quem quer subir no salto.

Sofrer para ficar elegante parece loucura, mas há mulheres que são capazes de suportar horas de dor nos pés só para ficar em cima de um salto alto. "Quem quiser usar salto vai sempre sentir dor", alerta a ortopedista Manuela Campos.

Segundo a ortopedista, as mulheres já têm uma tendência natural a ter joelhos voltados para dentro, o que contribui para a inclinação da patela, um pequeno osso em forma de pirâmide que se articula com o fêmur e protege a articulação do joelho. Associado ao uso de saltos altos, isso favorece o desgaste da patela, afirma a doutora.

Os saltos mais grossos, conhecidos como Anabela, não são visualmente agradáveis para algumas mulheres, porém, são indicados por proporcionarem maior firmeza ao corpo. “O resultado estético pode não ser o mesmo, mas, em termos de saúde, essa mudança será significativa”, sugere a médica. “Outra boa prática é alongar os músculos da coxa e da panturrilha”, completa. Não é preciso dispensar o salto agulha, mas também não é aconselhável fazer dele parte oficial do figurino.

História do salto alto
Salto x Vida sexual
Pés relaxados
Tipos de salto e seus efeitos
Cuidado com os pés
Origem do Salto
Site do salto alto
Sem sofrimento
Salto e saúde
Salto sem sofrimento
Voltar à pág. inicial

Os Benefícios da Corrida

Mellina Machado

Um estilo de vida, que inclui alimentação saudável e a prática de exercícios, é capaz de prevenir doenças e o envelhecimento precoce. Hoje, mais do que nunca, a atividade física faz parte de qualquer tipo de prescrição médica voltada para qualquer idade. E como sugestão de atividade física, indicamos a corrida que é benéfica para o corpo, mente e mantém a Boa Forma.

Foto: Marcelo Corrêa
Correr traz muitos benefícios para a qualidade de vida do indivíduo. Profissionais de educação física afirmam que os efeitos benéficos da corrida são: redução do peso corporal, maior controle dos níveis de colesterol, aumento da capacidade cardiorrespiratória, redução dos riscos de infarto, aumento da massa muscular, entre outros.

O que está esperando? Chame suas amigas, faça uma avaliação física antes de iniciar um programa de corrida. Não esqueça dos alongamentos antes e depois de correr. Use um tênis adequado. Controle a alimentação e aproveite!

terça-feira, 20 de maio de 2008

Fórmula MIilagrosa e Perigosa

Renata Palha

Um comprimido de manhã, outro no final da tarde, e aí se perde a vontade de devorar aquele prato de lasanha, ou uma barra de chocolate. Mas antes de apostar na dieta química, vale ficar por dentro dos riscos que ela causa à saúde. Para alguns cientistas, dos mais respeitados em pesquisas médicas no mundo, para obter sucesso em uma dieta, muitas vazes é necessário mais do que fechar a boca e ficar horas suando em academias de ginástica.

Uma pesquisa feita pelo Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid), mostrou que 92% dos usuários de drogas para emagrecer, são mulheres que geralmente estão 5 ou 6 quilos acima do peso. “Isso mostra que as pessoas se preocupam mais com a dieta do que com a saúde,” diz a endocrinologista Ana Lucia Gomes. As anfetaminas aumentam a quantidade desse hormônio ajudando a controlar a gula e combater a obesidade.

Por outro lado existe uma lista de reações desagradáveis como: boca seca, alterações de humor, hipertensão, dor de cabeça, insônia, taquicardia, euforia, falta de ar, irritação, dependência, prisão de ventre, depressão, crises de ansiedade e pânico etc. O Nutricionista Armando carneiro adverte que anfetaminas só deveriam ser indicadas para pacientes com problemas de obesidade. “O remédio é importante nos casos em que a saúde pode ficar comprometida pelo excesso de peso”, completa.

Mesmo para os casos em que os medicamentos são indicados e necessários, a ação conjunta da educação alimentar e da atividade física é imprescindível para o sucesso do tratamento.

Efeito sanfona

Perguntas e depoimentos

Saúde na rede

voltar à pág. inicial

CLA o queimador feminino de gorduras

Paula Multedo

CLA (Conjugated Linoleic Acid), é um nutriente natural que é encontrado numa vasta variedade de alimentos como carne bovina, peru e em alguns laticínios. Existem evidências de que o uso do CLA pode levar ao aumento da massa magra do corpo e a uma redução da gordura do corpo.

A popularidade do CLA entre os atletas se deve à habilidade do mesmo em transformar gordura em músculos. "Há pouca perda de peso corporal, mas há muita mudança no seu aspecto físico e visual. "Perde-se gordura, mas ganha-se massa muscular, é como se você emagrecesse sem perder peso". Afirma o médico endocrinologista Fabiano Cerpa.

Estudos recentes sugerem que o CLA pode atuar como "reconstrutor" de musculatura, provavelmente por servir como precursor hormonal, que sabidamente é aumentada em praticantes de exercícios físicos.

Este ácido insaturado inibe o incremento do tecido adiposo, ou seja, de gordura localizada. Com isso, o organismo passa a formar menos gordura, então "força" o corpo a queimar as reservas já existentes (gordura localizada), fazendo assim com que se diminua o percentual de gordura e ganhe mais rapidamente a definição do músculo.

O CLA tem sido amplamente estudado por vários anos, pois desta maneira atletas poderiam tirar proveito da suplementação de CLA para ganhar mais músculos e perder gordura corporal. O CLA tem, até agora, mostrado ser extremamente seguro e eficiente. Nenhum efeito colateral conhecido foi relatado e muitos cientistas acreditam que tomando de 3 a 6 gramas por dia é suficiente para exercer, com eficácia, os efeitos desejáveis do CLA.

Saiba mais:

Saúde já

Catálogo nutricional

Veja vídeos sobre Fitness

Voltar à pág. inicial

Deixe a vida acontecer naturalmente

Andréia Oliveira

Francinéia Vicente, mãe de dois meninos, afirma que achou o parto normal melhor. “Meu primeiro parto foi cesareana, pois os médicos falaram que eu não tinha passagem”. Ela diz que os médicos que fizeram seu segundo parto não entenderam o por- que da cesárea, já que ela não apresentava nenhuma restrição para fazer o parto normal. Francinéia afirma que a dor que sentiu no parto normal é totalmente suportável e rápida. “É uma dor única, a recuperação é rápida. O parto normal é muito melhor, com certeza!”

Ana Paula Ferreira, 2 filhos, conta que o primeiro filho nasceu de parto normal, o segundo foi cesareana. Ela acha que no parto normal a recuperação é muito melhor. “O meu parto normal foi complicado pois o bebê foi puxado a fórceps, mas achei a recuperação muito mais rápida”. Ela e seu médico decidiram fazer a cesárea para evitar o susto do primeiro parto. Mas Ana Paula diz que é totalmente a favor do parto normal, pois a recuperação da cesárea é delicada e demorada.

Isabel Lima teve a experiência de passar pelos dois partos e afirma que não gostaria de fazer uma cesárea novamente. “Tem mulheres que não querem fazer o parto normal por causa da dor, mas a dor é rápida e uma só. Já na cesárea, a mulher fica com a cicatriz, sente dor por mais de um mês e perde a sensibilidade na parte onde é feito o corte”. Isabel que precisou fazer a cesárea por causa de um problema de saúde durante a gestação, diz ainda que se for ter outro filho, irá optar pelo parto normal.

Comida de microondas é prejucial à saúde?

Mellina Machado

Pouca coisa consegue ser melhor que a comida fresquinha feita na hora. Todo mundo sabe que aquela comida preparada no fogão de casa é bem mais saborosa do que as que encontramos prontas. Apesar de saber disso, como a vida das pessoas está muito corrida, elas acabam consumindo cada vez mais os produtos práticos e rápidos, que ficam prontos em cinco minutos no quase indispensável microondas.

Fonte:www.morguefile.com
Apesar de algumas pessoas usarem o aparelho em quase todas as refeições, não se sabe ao certo se ele é nocivo ou não. À partir daí, a sociedade voltou a questionar a qualidade dos ingredientes e nutrientes dos produtos nele preparados. Alguns estudiosos dizem que a maioria das informações sobre o assunto é mito, afirmando que o único diferencial entre o microondas e os métodos tradicionais é a forma mais rápida de preparação. Outra preocupação comum entre as pessoas é em relação à radiação emitida pelo aparelho, porém, especialistas desmentem que os raios possam causar câncer.
Algumas pessoas criticam o uso do microondas e afirmam que é prejudicial à saúde, defendendo uma alimentação saudável e gostosa preparada na hora e no fogão convencional.

terça-feira, 13 de maio de 2008

A linhaça pode fazer por nós mais do que se pode imaginar

Paula Multedo

Os alimentos são os veículos dos nutrientes que fornecem ao organismo a matéria-prima para o seu equilíbrio e funcionamento. Existe uma classe de nutrientes que possui ações especiais sobre as células. Os óleos vegetais atendem muito bem a estas recomendações. A linhaça ( linum usiotatissimum), é utilizada quase na sua totalidade. O óleo de linhaça é usado como um nutracêutico, por ser rico em ácidos linolêicos, conhecidos como Ômega 3. As sementes da linhaça são utilizadas como complemento alimentar, sendo adicionadas às massas, pães, bolos e cereais. As sementes podem ser usadas, ainda, como laxativas.


Estudos demonstram que o óleo de linhaça reduz o colesterol total e o mau colesterol, conferindo uma proteção cardiovascular. Age ainda como antiinflamatório e como antialérgico. O óleo de linhaça possui substâncias parecidas com os estrogênios (hormônios femininos), somente que de ação mais atenuada, melhorando a absorção de cálcio, prevenindo, por exemplo, a osteoporose.

Como se vê, trata-se de importante aliado na suplementação alimentar, ajudando a promover o equilíbrio orgânico. Como se pode observar, o óleo de linhaça é um importante nutracêutico, que quando bem indicado, pode ser de grande valia para a sua saúde.

Agora, com a inovação da medicina, podemos encontrar essas sementes em forma de cápsulas, facilitando a ingestão, com o mesmo valor protéico, o que para muitos é uma inovação e tanto, já que muitas dessas sementes e plantas não têm um sabor muito agradável.

Saiba mais:

Mundo Verde

Restaurante Celeiro

Voltar para o Diário da tarde

Gestantes com dengue precisam ser internadas com emergência

Andréia Oliveira

As gestantes não são consideradas um grupo de risco, mas os médicos alertam que dengue na gravidez requer mais cuidado. A secretaria Estadual de Saúde está distribuindo nos hospitais uma cartilha para orientar os médicos como agir no atendimento e tratamento da dengue em gestante. O manual mostra ainda que é preciso estar atento aos sintomas como febre e sangramentos, pois a forma mais grave da doença, a hemorrágica, tem uma incidência maior entre as mulheres grávidas. Isso acontece, pois a mulher durante a gestação tem normalmente uma grande alteração vascular, o que facilita um maior sangramento.

A Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Estado do Rio de Janeiro (Sgorj), explica que gestantes com dengue precisam ser internadas mais cedo do que as demais vítimas da doença.
O bebê pode ser contaminado com o vírus da dengue se a mãe for mordida durante a gestação, e já nascer com a doença, se a mordida do mosquito for próximo aos dias que precedem o parto. Ao perceberem os sintomas, os médicos pedem o exame de sangue da mãe e recém-nascido para confirmar a doença. O bebê que nasce com dengue pode apresentar manchas na pele e febre baixa.

“Um bebê com dengue que recebe alta, por exemplo, pode ter dificuldades para mamar e ficar desidratado, e isso pode ter várias conseqüências. Por isso, é fundamental que grávidas que desconfiarem que tiveram dengue conversem sobre isso com o médico, explica o médico José Roberto de Moraes Ramos, chefe do departamento de neonatologia do Instituto Fernandes Figueira no Rio de Janeiro. As formas de evitar a dengue em grávidas é a mesma usadas para qualquer pessoa. Mas o repelente deve ser usado com cuidado em gestantes. O produto pode ser usado duas vezes ao dia e só nas partes descobertas do corpo, como pernas e braços.

voltar para pág. principal

Vegetarianismo

Mellina Machado

A maioria das pessoas se tornam vegetarianas a partir do momento que tomam consciência de todo percurso que a carne faz, para chegar ao seu prato gostosa e suculenta, como o consumo de carne é prejudicial à saúde, ao meio ambiente e principalmente o mal que causa aos animais.

O instituto nina rosa faz um trabalho de conscientização sobre vegetarianismo e publicou um documentário chamado "A carne é fraca." Com a participação de nutricionistas, jornalistas e pessoas que defendem, e explicam sobre o vegetarianismo.

Bom como tudo o vegetarianismo cria uma polêmica entre os lados positivos e negativos. Muitos médicos dizem que a pessoa ao parar de comer carne pode ter doenças como anemia entre outras, já alguns médicos dizem que ao comer carne você pode sofrer problemas de coração e etc.
Problemas à parte, a escolha é de cada um!


Técnicas de clareamento dentário estético

Paula Multedo

Melhorar sua apresentação hoje é possível à partir de um sorriso mais branco. Seja qual for o motivo, dentes mais claros e bonitos não são exclusividades de artistas de cinema e televisão. O sorriso de uma pessoa é o cartão de visita, desempenhando uma influência marcante. Consciente disso, a odontologia vem desenvolvendo e aprimorando técnicas, com o objetivo de proporcionar às pessoas recursos para satisfazer suas expectativas estéticas.

Uma inovação nessa área estética odontológica é o clareamento a laser, ele tem o mesma finalização do clareamento com a moldeira caseira, mas ele vem com vantagem para os que gostam das coisas mais imediatas. O clareamento feito a laser só necessita de duas sessões, diferente do caseiro que pode durar até 6 semanas, mas só pode ser feito nos consultórios, e o preço, sendo um lançamento na área,é bem mais salgado.

A técnica é desenvolvida através de um equipamento que emite diferentes quantidades de luz e, quando ativado sobre o dente, o clareia imediatamente, eliminando o desconforto de tratamentos domésticos alternativos.


Segundo o Dr. Roberto Rude, todas as pessoas podem clarear seus dentes, porém as técnicas usadas irão variar de acordo com os fatores pertinentes à situação, tais como, o motivo do escurecimento dentário, a expectativa do paciente e o tempo.

Saiba mais:

Plástica & Beleza

Voltar à pág. inicial

terça-feira, 6 de maio de 2008

A nova "droga" da modernidade

Andréia Oliveira

O problema do vício em internet é que ele se infiltra despercebidamente nos nossos hábitos, não tendo uma faixa etária específica. A dependência geralmente está ligada a uma fuga da realidade. O perfil dos viciados em internet é o mesmo dos viciados em drogas, como álcool, cigarro e maconha. Os viciados podem desenvolver danos físicos e emocionais pela longa permanência na internet. Entre alguns dos sintomas estão: a taquicardia, boca seca, tremedeiras e sudorese. A longo prazo resulta em problemas de postura, lesões por esforço repetitivo, obesidade, entre outros.

Para a doutora Leila Nunes Fandiño, psiquiatra e psicanalista, a questão deve ser observada com seriedade. Ela lembra que o vício em internet pode esconder patologias psiquiátricas como a depresssão e quadros psicóticos. Ela diz que para identificar o problema, deve-se observar se a pessoa está deixando de fazer coisas do seu cotidiano para ficar on-line.“O contato com a internet afasta a pessoa do mundo real, é um mundo muito satisfatório, em que você pode fazer o que quiser e ter controle de tudo”, completa a médica que fala sobre a hora de buscar ajuda: “Os familiares do viciado devem procurar ajuda quando percebem que está havendo um prejuízo na vida pessoal do envolvido”.

Carlos Alberto Barbosa, ex-viciado em internet conta como fez para largar o problema: “Fui forçado a largar o vício! Me mudei para um lugar onde não tenho o acesso à internet em casa, e no trabalho, não posso entrar na rede. No começo foi pertubador! Sofri um bocado, pois a dependência psicológica era muito forte”. Ele fala ainda, por que acha fácil viciar-se em internet. “Acho que o acesso fácil e o tempo ocioso contribuem para o vício da internet, além de ser hipnotizante. Já passei mais de 12 horas na internet, direto, só parava para ir ao banheiro e comer”, relata ele.

voltar para pág. inicial