O TDAH, ou Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparecem na infância. Os sintomas podem acompanhar a criança por toda a vida. Alguns dos sintomas do TDAH são a desatenção, inquietude e impulsividade. Às vezes o disturbio pode ser chamado de DDA que significa Disturbio do Déficit de Atenção. O diagnóstico é feito através de exames, com base em sintomas clínicos relatados pelo indivíduo ou familiares e coleta de dados e questionários interpretados por um especialista.
A psicotêrapeuta Nazaré Ribeiro, que faz atendimento a portadores de TDAH, chama a atenção ainda para as crianças que podem ter comorbidades e alterações de humor. Alías, segundo ela, a alteração de humor é muito comum no portador de TDAH, e pode interferir na vida de quem convive com ele, principalmente quando ele tem rompantes. “Ele não consegue controlar estes rompantes, lide com ele sabendo que ele tem um transtorno”, diz a psicoterapeuta.
Para um bom tratamento, é preciso um bom diagnóstico, e cada caso deve ser avaliado e tratado de forma personalizada. Pode ser necessário a ajuda de psiquiatra, psicólogo, neurologista, pedagogo, enfim, uma série de providências para ajudar essa criança que sofre com o transtorno. E os pais, como ficam no meio disso tudo? A psiquiatra Vanessa Ayrão diz que os pais devem ter muita paciência e compreensão, pois lidar com um filho hiperativo requer perseverança. “Às vezes é necessário entrar com medicamentos para ajudar a criança a se concentrar, para que ela possa realizar as tarefas escolares, prestar atenção na aula, etc”.
Questionário pra saber se seu filho tem TdHA