terça-feira, 1 de abril de 2008

Sucos naturais: ótimos aliados da saúde

Paula Multedo

Você sabia...Que as frutas são o maior reservatório de energia solar da natureza?Que os brotos e folhas verdes são os alimentos mais ricos em fibras e clorofila? Os sucos de frutas, brotos, legumes e hortaliças vêm ganhando espaço cada vez maior como uma alternativa de incluir vegetais frescos e crus na dieta diária. “Preparado 100% no liquidificador, o suco costuma ficar bastante cremoso, já que não é praxe colocar muita água nas indicações de preparo, evitando diluições. Neste caso, o suco está concentrado em fibras, portanto indicado para aquelas pessoas que apresentam problemas crônicos de constipação, obesidade, glicemias e intoxicação”, conta a Nutricionista Samantha Cunha.

Já a dona de casa Cristina Cardoso, deixa as frutas cítricas (algumas com a casca, como o limão), as folhas mais duras e as raízes para passar na centrífuga.” O suco obtido na centrífuga é acrescentado no liqüidificador para bater os demais ingredientes como as frutas e folhas macias, os brotos e os legumes mais suculentos, como o pepino e o tomate.”

Fazendo assim, segundo ela com que obtenha todo o valor de cada nutriente.o consumo desse grupo de alimentos é, muitas vezes, menor do que o recomendado, principalmente devido ao aumento do comércio de alimentos industrializados, ricos em gordura, sal e açúcar, e pobres em micro-nutrientes.

Além dos adultos, é recomendável que crianças, sempre que possível, tomem sucos naturais, ao invés de refrigerantes ou sucos artificiais. Vale lembrar que, no Brasil, temos a vantagem da grande diversidade de frutas ofertadas durante todo o ano. Eles são responsáveis pelo aumento das defesas do organismo.

Outra medida importante é a ingestão de sucos 30 minutos antes das refeições. Essa prática, também auxilia nas dietas, ajudando na absorção dos nutrientes. Além disso, é importante que os sucos naturais sejam consumidos em, no máximo, 30 minutos depois de serem preparados, para que não percam suas propriedades nutritivas.


Saiba mais:




Nenhum comentário: