quarta-feira, 23 de abril de 2008

RPG enxerga o corpo como um todo

Andréia Oliveira

O RPG busca o equilíbrio bio-mecânico do corpo através de um trabalho muscular que reúne força, flexibilidade e resistência. O RPG ou Reeducação Postural Global, começou na França há pelo menos 50 anos, segundo a Fisioterapeuta Elizabeth Madureira. Ela ainda nos esclarece que, de acordo com o RPG, a cadeia muscular trabalha integrada, como o elo de uma corrente, fazendo com que o corpo reaja a estímulos de maneira que por vezes parece estranha, pois freqüentemente a dor pode se manifestar longe da lesão. Uma dor no músculo do pescoço, do lado direito, pode levar a uma dor nas costas, e outra no joelho, sempre do mesmo lado.

Apesar do Fisioterapeuta Phillipe Souchard aparecer em diversas fontes como o precursor do RPG, a técnica foi desenvolvida muito antes, mas não foi documentada na
época.

No início do RPG no Brasil, na década de oitenta, a técnica foi por muitos chamada de “antiginástica”. Como a ginástica trabalha os músculos visando a sua rigidez, diminui a resistência dos mesmos e prejudica em muito a flexibilidade. A força da gravidade e tensões do dia-a-dia são alguns dos fatores que ajudam a desequilibrar nosso corpo. Como precisamos de equilíbrio para ficar em pé, damos início a uma série de compensações que futuramente tornam-se patologias.


voltar para pág. inicial

Nenhum comentário: