Renata Palha
Há 30 anos, um cardiologista americano, Robert Atkins, criou a dieta das proteínas em busca de uma solução para melhorar as condições de saúde e a boa forma dos pacientes. A dieta das proteínas ficou famosa por ajudar seus seguidores a perderem até quatro quilos por semana, dependendo do organismo.
A idéia do guru das proteínas é eliminar os carboidratos do prato, para fazer com que o metabolismo do organismo troque o uso de glicose como combustível pela queima de gordura, tanto a armazenada no corpo quanto a da dieta. Esse processo de lipólise começa quando o corpo entra no estado de cetose pela ausência do carboidrato como combustível. Assim, o corpo passa a queimar suas reservas trazendo o emagrecimento rápido.
Em uma publicação na revista britânica New England Journal of Medicine, cientistas afirmam que na hora de manter o peso perdido, a dieta é um fracasso porque ninguém suporta viver de maionese, bacon, queijo, presunto e nada de massa para sempre. Quando se volta à alimentação normal, voltam os quilos extras.
Em soma com os cientistas que votam contra o Doutor Atkins, a metabologista Ana Carolina Valadão, faz sérias restrições para quem ingerir gorduras em excesso. “O Caminho ideal para a perda de peso é um programa intensivo de reeducação alimentar benéfico para a saúde do paciente”.
Dieta
Receitas culinárias
Relatos de experiência
Voltar à pág. inicial
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Discordo totalmente das críticas feitas sobre a dieta do carboidrato.
Estou fazendo e me sinto ótima. Quanto a ficar a vida inteira sem comer massas é pura crítica, pois quem leu o livro sabe que é muito fácil manter os pesos perdidos e pode sim comer carboidratos.
Postar um comentário