quarta-feira, 16 de abril de 2008

O melhor cuidado para manchas continua sendo a prevenção

Andréia Oliveira

Existem alguns fatores genéticos que levam as pessoas a ter manchas. Podem ser citados como exemplo o envelhecimento cronológico e as manchas que aparecem na gravidez(cloasma), por causa da variação hormonal.O cloasma é uma mancha de difícil eliminação, sendo melhor prevení-la. Esse tipo de mancha não pode ser tratado na gestação. Mulheres que fazem tratamentos com hormônio ou usam anticoncepcional, podem desenvolver o cloasma.

Há também os produtos fotossensibilizantes como laranja, tangerina, limão, refrigerante e perfumes que quando entram em contato com o sol causam manchas na pele. Para qualquer tratamento despigmentante é preciso o acompanhamento de um dermatologista, pois só o médico saberá indicar o melhor procedimento para cada caso. Apagar as manchas totalmente não é tarefa fácil, e em alguns casos a mancha pode ser tratada, não eliminada.

O tratamento dependerá do tipo de mancha, extensão, profundidade e do tipo de pele. Um dos tratamentos indicados por dermatologistas é uma fórmula, usada em casa pela paciente, conjugada com peelings no consultório do médico, que pode ser feito com laser quimíco ou com aparelho de microdermoabrasão(peeling de cristal). O melhor continua sendo a prevenção, ou seja, evitar o horário de pico do sol, usar o protetor solar, que deve ser usado e reaplicado no decorrer do dia, mesmo em dias nublados.


voltar para pág. principal

Nenhum comentário: