terça-feira, 25 de março de 2008

A prática da yoga unifica corpo e mente

Andréia Oliveira

A yoga tem várias modalidades, entre elas a Hatha yoga . Ela serve de base para todas as outras modalidades, e é a mais indicada para os iniciantes. Nessa linha é trabalhados a prática de asánas, pranayamas e relaxamentos. Nas aulas, os orgãos internos são massageados, o que aumenta a vitalidade e reduz o estresse. Entre os benefícios da prática da yoga, podem ser citados o fortalecimento da musculatura das pernas, ombros e braços, tonifica os órgãos abdominais, previne câimbras nas pernas, aumenta a resistência física, desenvolve a coragem, perseverança e o aumento do vigor em todo o organismo.

Márcia Aquino, praticante de yoga há cinco anos, começou a prática por ser um exercício que não fica puramente concentrado em formas físicas, e por estar em conjunto com uma filosofia espiritual que olha o ser humano como um todo. “O que me levou a fazer yoga foi o respeito que eu tenho que ter com o meu limite. Aprendo exercícios que me alonga e fortalece meus músculos, além de ser indispensável para que com a idade não percamos o equilíbrio corporal”. Diz Márcia, afirmando que com a prática da yoga, os hábitos se modificam e a alimentação se torna mais saudável.

A professora de yoga Paula Saboya, afirma que dá para ficar com o corpo definido através de formas mais dinâmicas e diferentes de Hatha yoga. Essa prática é bem tonificante, fortalecedor e queima muitas calorias, fazendo o praticante transpirar muito. Ela acrescenta: “ A prática da yoga é terapêutica, curativa e de auto-conhecimento. A mente fica mais focada, as dores na coluna desaparecem, o sono fica tranqüilo”.


voltar para o diário da tarde

Nenhum comentário: