terça-feira, 18 de março de 2008

Acupuntura nos dias atuais


Paula Multedo

Numa entrevista exclusiva com um dos pioneiros da técnica acupunturista no nosso país, Dr. Wu Tou Kwang ,imigrante chinês radicado no Brasil, tira algumas duvidas sobre essa técnica milenar que chegou ao ocidente para ficar. Ele afirma que a Acupuntura deve ser procurada no inicio dos sintomas, “ quanto mais recente o problema,maior e mais rápida a possibilidade de ir contra a doença” “ Isto é, no estágio onde sabemos que estamos quase ficando doentes, mas ainda não há sintomas concretos.”

Uma pergunta freqüente a todos que não conhecem a fundo essa técnica é se as agulhadas doem, o Dr responde que não deve doer, que eventualmente pode-se acertar um nervo, mas isso geralmente é relacionado a um mau profissional.

Muitos que gostariam de começar a se tratar por esse método alternativo, também se perguntam quando pode-se interromper o tratamento e se os sintomas voltam. “Geralmente a alta acontece na ausência dos sintomas que levaram o paciente ao consultório. Em princípio sessões de manutenção não são necessárias, mas o paciente deve retomar o tratamento se notar que os sintomas estão reaparecendo.” Afirma Dr. Wu Tou Kwang.

Uma das maiores brigas da acupuntura no mercado Brasileiro é a intervenção dos médicos para com sua eficiência, “São técnicas diferentes, cada um deve se ater ao que faz, e deixar os pacientes procurarem por eles mesmos que tipo de tratamento querem, assim como hoje em dia fisioterapeutas já vivem harmonicamente com ortopedistas e psicólogos ainda são considerados subordinados pelos psiquiatras, sempre vai haver conflitos, briga de poder e dinheiro, isto é problema eterno dos seres humanos.”

Leia mais sobre acupuntura
http://cienciaesaude.uol.com.br/ultnot/bbc/2008/02/08/ult4432u1024.jhtm
http://www.abarj.com.br/
http://www.bemdesaude.com/content/acupuntura_ajuda_no_emagrecimento.html

Nenhum comentário: