Sandra Freire
A ingestão de antioxidantes através de alimentos, é de grande importância para a manutenção da saúde. Preveni doenças impedindo que os radicais livres, que são extremamente instáveis, ao se combinarem com outras moléculas, as oxidem, danificando as células e prejudicando seu DNA, aumentado assim as chances de se desenvolverem doenças. O sistema imunológico fica enfraquecido, aumentando as chances de se acumularem células cancerígenas, favorecendo também o envelhecimento precoce, ocasionando manchas e rugas na pele. Os radicais livres são espécies químicas liberadas no momento em que a célula converte nutrientes em energia.
Segundo a colaboradora Ana Elisa Arnold, alimentos antioxidantes são uma arma poderosa contra esses efeitos negativos. Porém os nutricionistas garantem que suplementos alimentares em cápsulas ou pílulas não substituem os alimentos naturais ricos em antioxidantes; alimentos como abóbora, batata doce, brócolis, cenoura, damasco seco e limão são ricos em vitamina A, dentre outros, que provêm elementos antioxidantes importantes como vitamina C, vitamina E, bioflavonóides, catequinas, isoflavonas, licopeno, selênio e zinco.
Segundo o Journal of Agricultural & Food Chemistry (ago.2002), o mel tem propriedades antioxidantes, é o que mostra dois novos estudos da Univerasidade de Illinois. Um mostra que as qualidades antioxidantes do mel conservam o alimento sem comprometer o sabor, o outro diz que o mel retarda a oxidação das lipoproteínas de baixa densidade (LDL), que leva à deposição da placa aterosclerótica. Segundo Marcio Pinho, da Folha de S. Paulo, para quem não gosta de frutas já está disponível no mercado importado da França, o Oxxynea, a fruta em cápsula.
leia mais
Nenhum comentário:
Postar um comentário